A leitura e a escrita no Hipertexto e hipermídia

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

BLOGS NA EDUCAÇÃO

O texto de Teresa Almeida d'Eça aborda sobre o uso de blogs e outras ferramentas web 2.0 na aprendizagem de línguas. A autora relata que o que a atraiu nessa experiência não foram só os benefícios pedagógicos, mas o potencial de interação proporcionado por esta ferramenta, pelo fato da mesma possuir duas características inovadoras: os comentários e as publicações instatânea. "Significava que, sempre que eu inserisse um novo conteúdo, os meus alunos podiam reagir, comentar de imediato e ver seus comentários publicados após o clique do rato", afirma a professora.
Ao longo do texto a professora descreve muitas atividades desenvolvidas, como: Intercâmbio, utilização de mapas interativos, cantorias gravadas, mensagens de voz com um avatar, mensagens de vídeo e chat de voz.
Segundo a professora o uso deste recurso dá mais sentido ao processo de aprendizagem. A mesma defende a necessidade urgente de uma mudança radical por parte dos professores, para assim recuperar o tempo perdido e acompanhar o que se passa no mundo real, onde a Educação continua tão defasada.


Experiência com blogs
Por encontrar-me fora da sala de aula à algum tempo, não tive ainda nenhuma experiência com este tipo de ferramenta, mas confesso que depois que crei o meu e após algumas leituras sobre o recurso estou encantada com as potencialidades proporcionadas pelo mesmo, que até estou pensando em usá-lo como tema para a minha monografia.

Nenhum comentário: