Os avanços tecnológicos a cada dia nos proporcionam inúmeras maneiras de trabalhar com a leitura e a escrita. Temos hoje à nossa disposição não apenas textos escritos, mas sons, imagens, etc. Todas essas ricas possibilidades favorecem ao usuário que ele se torne editor e não somente um leitor passivo, exemplo disso é o caso da wikipédia, a enciclopédia virtual que favorece o recurso editar, onde os colaboradores podem atualizá-la com novas informações.
Estamos vivendo uma época onde as informações se processam de forma muito rápida. Com o advento da internet e o surgimento do hipertexto o acesso às informações, se dá através de apenas de um clique no mouse, pois os links te levam para outras páginas, tendo assim à sua disposição uma vasta gama de conhecimento. Segundo Snyder (1996) é possível detectarmos quatro tipos principais de hipertextos:
HIPERCARDS – cartões eletrônicos que agregam diferentes linguagens (escrita, áudio e vídeo) e se apresentam como um texto isolado.
CD-ROMS – que apresentam um certo número de textos relacionados através de links eletrônicos e que permitem apenas leitura.
HIPERTEXTOS EXPLORATÓRIOS – sistemas de distribuição de hipertextos como a WWW dentro dos quais uma vasta gama de textos e outros dados podem ser acessados simultaneamente por muitos usuários.
HIPERTEXTOS ABERTOS – que permitem aos usuários adicionarem textos ou novos links aos textos disponíveis em rede, possibilitando que esses assumam simultaneamente os papéis de leitor e produtor.
Percebe-se cada vez mais uma crescente participação do usuário, seja de forma individual ou colaborativa, o que lhe possibilita a tornar-se um sujeito interativo. Interação essa que acontece principalmente nos blogs e wikis e que tem como resultado uma construção coletiva e dinâmica de leitura e escrita. E neste universo novo que é o da tecnologia os jovens criam símbolos, códigos e se apropriam de termos de comunicação diferente, para serem utilizados em suas interações, ou seja, a chamada linguagem da internet, como é o caso da abreviação e a invenção de novas palavras e o uso dos símbolos e emoticons para expressar emoções.
Tais possibilidades entre tantas existentes e possíveis de serem realizadas no meio digital permite a produção e ampliação do conhecimento, levando assim o indivíduo a ser leitor e escritor.
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