A leitura e a escrita no Hipertexto e hipermídia

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A leitura e escrita no Hipertexto e Hipermídia

Com o crescente acesso às novas tecnologias e com o advento da internet, houve uma grande mudança nos processos educacionais. Tais mudanças exigem a reavaliação da prática pedagógica. A postura do professor hoje, deve estar pautada em estratégias que levem o aluno à construção do conhecimento e ao estímulo a consciência crítica.
Para Cristina Portugal “o caminho para se repensar uma educação nos moldes pós-modernos é não utilizar o computador apenas como ferramenta, mas como agente transformador do processo educacional como um todo. É necessário clareza em relação aos objetivos da introdução das novas tecnologias nas escolas, pois os computadores, por exemplo, não possuem uma característica intrinsecamente interativa e transformador. É o modo como à escola o utiliza que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor de informações, de incentivador de novas formas de sociabilidade e de desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas.”
A escola deve, portanto buscar alternativas para lidar com a cultura digital e com as possibilidades por ela trazida. Como é o caso do Hipertexto e da Hipermídia, que se forem bem utilizadas poderão estimular a leitura e a escrita, pois através de seus links, o aluno pode cortar, mudar a ordem e até mesmo se tornar autor de um novo texto.
Segundo Bugay (2000), uma forma bastante comum de Hipermídia é o Hipertexto, no qual a informação é apresentada ao usuário sob a forma de texto, através de uma tela do computador. O usuário pode iniciar uma leitura de forma não-linear, ou seja, escolhe entre o início, meio ou fim de um texto. Segundo o autor citado, a Hipermídia pode ser considerada uma extensão do Hipertexto, entretanto, inclui além de textos comuns, desde sons, animações e vídeos, e de forma interativa, com apenas um clicar de botão, o computador responde ao caminho desejado
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REFERÊNCIAS:

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